Joalharia portuguesa unida no regresso à trajetória de crescimento e expansão internacional

 

Cadeia de valor. A campanha promovida pela AORP, retrata um setor unido e comprometido com a missão de afirmar a joalharia portuguesa no mundo.  

 

A joalharia portuguesa faz-se de diversidade. Das oficinas tradicionais à indústria inovadora, do design clássico ao contemporâneo, do comércio local aos marketplaces digitais, o setor evoluiu, fortaleceu-se e encontra-se agora mais coeso e preparado do que nunca para afirmar a marca Portugal no mundo. E a pandemia aguçou o engenho. 

 

 

Segundo um estudo realizado pela Deloitte, divulgado em 2020 pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, o setor de joalharia e relojoaria registou um crescimento de 17% do volume de negócios, entre 2015 e 2018 (últimos dados disponíveis) para os 1.049 mil milhões de euros, que se reflete num aumento do número de trabalhadores na ordem dos 20% para os 10.337 e do Valor Acrescentado Bruto (VAB) para 233 milhões de euros, um crescimento de 15%  durante o período em análise. 

 

Os resultados revelam um setor mais robusto, mas ainda tímido na sua estratégia de internacionalização face aos congéneres europeus. Apesar da positiva dinâmica registada de 2015 a 2018, com um crescimento de 23% para os 208 milhões de euros, as taxas de exportação continuam muito abaixo de mercados como Espanha, França ou Itália. Num inquérito realizado pela consultora a 68 empresas do setor, 87% dos inquiridos consideram que o reduzido investimento público para a promoção do setor e o reduzido conhecimento dos mercados internacionais constituem obstáculos relevantes à internacionalização. 

 

Um desafio que a Associação pretende reverter nos próximos anos. “A última década foi revolucionária para a joalharia portuguesa. Os índices de exportação podem ser ainda reduzidos, mas este é um percurso recente, que se iniciou de forma sólida, há apenas 10 anos e alcançou um reconhecimento notável. A marca Portugal impôs-se, tanto no segmento B2C como B2B, o que revela um enorme potencial de expansão e nos obriga a encontrar novos caminhos e soluções para fazer face ao contexto pós-pandémico. E essa solução reside, sem dúvida, no coletivo”, afirma Nuno Marinho, Presidente da AORP.  

 

É nesse sentido que surgiu a nova campanha “Together We Stand”, promovida pela AORP em 2020, uma afirmação de coletivo que convoca toda a cadeia de valor, da indústria ao retalho, a se unir para recuperar a trajetória positiva que vinha a registar.  

 

“A mensagem que queremos passar é de que estamos todos ligados no problema e por isso também temos que estar ligados na solução. As associações, o Governo, as empresas, o consumidor, todos têm um papel determinante nesta recuperação. Enquanto Associação que representa o setor temos vindo a criar plataformas de partilha e promoção coletiva, no sentido de identificar novas oportunidades e fortalecer todo o ecossistema, para que ele se possa tornar mais forte e imune às flutuações de mercado que, como vimos, são inevitáveis e por vezes inesperadas”, acrescenta o Presidente da Associação.  

 

A campanha apresenta sete histórias de empresários do setor, que retratam a nova dinâmica da joalharia portuguesa, na sua aposta em inovação, design, internacionalização. Cada empresa representa os diferentes segmentos que caracterizam a diversidade do setor e nela encontram a complementaridade necessária à sua afirmação: Anselmo 1910, Eugénio Campos, JCF – Joalheiros, TMB, José Martins Barbosa, Juliana Bezerra e Maria João Bahia.  

 

Esta é a face mais visível da estratégia de internacionalização do setor, liderada pela AORP, com o apoio do COMPETE 2020 e que tem previsto um investimento de 3 milhões de euros em ações de promoção internacional.

 

Directed by

Joao Castela and Luís Moreira

Concept and Production

Silver Lining

Art Direction

Mafalda Morais

Director of Photography

João Castela and Luís Moreira

Edit

Luís Moreira

Sound Director

Duarte Ferreira

Sound

Pedro Balazeiro

Post production Audio

Duarte Ferreira

Production Assistant

Luís Ferreira e Tomás Valle

Colour

Luís Moreira

Motion Graphics

André Godinho

Styling

Tania Dioespirro

Styling Assitant

CrisLaborim

Make-up and Hair

Catarina Albano and Tom Perdigão Make-up Artist

 

2020