Portuguese Jewellery shaped with Love -

Portuguese Jewellery curated by AORP

  • Muutt
  • carlafarobarros
  • anajoão
  • mater
  • Astorga
  • InesTelles
  • Liliana
  • Nevacril

Actualidades

Joalharia portuguesa conquista Inhorgenta Munique 2017

A joalharia portuguesa continua a lapidar o seu caminho internacional. Na última edição da Inhorgenta Munique, as joias portuguesas estiveram em evidência, contando com a maior representação dos últimos cinco anos.

Oito marcas nacionais mostraram como a joalharia portuguesa se está a renovar com novos conceitos de design e uma visão exportadora, alicerçada na herança e tradição da ourivesaria portuguesa.

E esse dueto entre tradição e contemporaneidade está a atrair as atenções internacionais. Prova disso é o facto de Liliana Guerreiro, uma das marcas presentes no evento, ter conquistado o prémio de “Melhor Peça de Joalharia” com o colar “Elementos”, uma reinterpretação contemporânea da filigrana portuguesa.

No espaço Portuguese Jewellery Newborn, promovido pela AORP, quatro marcas representaram a nova geração da joalharia portuguesa:  Ana João, Carla Faro Barros, Mater Jewellery Tales e MMUTT. Paralelamente, mais quatro marcas nacionais apostam no evento: Astorga Jewels, marca portuguesa de perfil contemporâneo, Inês Telles Jewelry, Liliana Guerreiro, duas designers que representam a joalharia de autor portuguesa, com conceitos inovadores e disruptivos e Nevacril, especialistas em mobiliário de exposição.

A Alemanha é o sétimo maior mercado para a joalharia portuguesa, representando 4% do volume total de exportações. Desde 2009, as exportações cresceram 30%, sendo que em 2015, o aumento foi na ordem dos 12%.

Segundo Fátima Santos, Secretária-Geral da AORP, “Sendo um mercado com largo potencial, é também muito competitivo, sobretudo em relação às marcas nacionais que constituem algumas das marcas referências mundiais em joalharia. É necessário um acompanhamento próximo do mercado e consistência na abordagem, para transmitir confiança”.

A Inhorgenta Munique é o principal evento do setor na Alemanha e uma das feiras de referência na Europa. Nesta edição, que decorreu de 18 a 21 de fevereiro, o evento recebeu cerca de 27.500 visitantes profissionais, de mais de 70 países.

Mais informação sobre a Inhorgenta Munique em: www.inhorgenta.com