Portuguese Jewellery shaped with Love -

Portuguese Jewellery curated by AORP

  • destaque

Actualidades

Portuguese Jewellery Shapers

Portuguese Jewellery Shapers: os rostos e as histórias de quem faz as nossas joias

Com uma história secular, a joalharia portuguesa é uma herança de arte e talento, passada de geração em geração. Para homenagear os artesãos portugueses, a AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal acaba de lançar um novo projeto em que dá a conhecer os rostos e as histórias por detrás das joias portuguesas.

Mestres do ofício, os ourives portugueses continuam a preservar as técnicas artesanais e as ferramentas tradicionais. Mas nem só de passado se escreve a joalharia portuguesa. Nas oficinas fundem-se os conhecimentos de outrora com novos conceitos de design e novas tecnologias. Nas escolas, transfere-se o conhecimento e a arte, para passar o legado e rejuvenescer a tradição.

A iniciativa Portuguese Jewellery Shapers apresenta as histórias de sete artesãos portugueses, que, preservando a tradição, moldam o futuro da joalharia portuguesa. Do jovem José Elói, formado no CINDOR e que dá agora os primeiros passos na ourivesaria ao mestre Serafim Ferreira de Sousa que dedicou toda a sua vida à arte, são estes os retratos de um setor em renovação e crescimento.

Para Ana Freitas, Presidente da AORP, “Esta é uma homenagem, mas também um manifesto de sensibilização para o valor intrínseco de cada joia portuguesa. Numa época em que se vive a pressão do mercado de consumo, queremos valorizar o trabalho dos nossos artesãos, a paixão com que moldam os metais, a minúcia com que executam cada técnica, a atenção que dedicam a cada detalhe. É isto que torna cada joia portuguesa única e autêntica”.

“Who made your jewels” (“Quem fez as suas joias”) é o mote da iniciativa apresentada hoje na Ourindústria, uma verdadeira montra da arte e do talento da joalharia portuguesa, a decorrer até dia 2 de abril, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Consulte:
Brochura digital aqui
Fotogaleria aqui