Portuguese Jewellery shaped with Love -

Portuguese Jewellery curated by AORP

  • pj_joao botelho
  • pj_joao botelho1
  • pj_joao botelho2

Jewellery Surrounds

Realizador João Botelho filma “O Som da Prata” na fábrica da Topázio

Realizador João Botelho filma “O Som da Prata” na fábrica da Topázio

Participe nesta experiência e descubra a origem de todas as peças Topázio, através da sensibilidade apurada do realizador João Botelho. O filme chama-se “O Som da Prata” e foi elaborado para celebrar os 140 anos da Topázio. Segundo o talentoso realizador português, o filme retrata “os sons diferentes, múltiplos, dos trabalhos sofisticados e precisos desta pequena multidão que devolve à prata o seu brilho único”.

No âmbito da celebração dos 140 anos da marca, a Topázio lançou o desafio a João Botelho para filmar a fábrica, onde a arte e o design ganham forma pela mão dos artesãos da prata. O realizador aceitou e partiu à descoberta dos rostos e do som da prata.

A arte de trabalhar a prata é familiar ao realizador: “Quando eu era muito menino, aos 5 ou 6 anos, o meu tio Custódio, na cave da sua casa em Vila Real, de Trás-os-Montes, passava dias e noites inteiras a bater cinzeis de todos os tamanhos e feitios com pancadas milagrosas em folhas de prata. Transformadas em relevos de rosas e anjos faiscavam nos meus olhos inocentes e comoviam-me a alma, que na altura julgava ter. Era um artista da prata!” Por isso, quando recebeu o repto da Topázio, não hesitou em aceitar. “Seis décadas depois eis-me perante dezenas de artistas, mesmo que apoiados em enormes e sofisticadas máquinas, com a mesma delicadeza e sabedoria a moldar e terminar magníficas peças que espalham pelo mundo. E os sons diferentes, múltiplos dos trabalhos sofisticados e precisos desta pequena multidão que devolve à prata o seu brilho único”, partilha João Botelho. “Fico contente por saber que existe em Portugal esta fábrica e que existe esta gente”, acrescenta!

Para a Topázio o objetivo era eternizar a maior riqueza da marca: a mestria dos artesãos. “O nosso maior capital é, sem dúvida, o humano. A Topázio vive há 140 anos da sabedoria e do perfeccionismo de centenas de artesãos. Ao assinalar o 140º aniversário, era para nós imprescindível homenagear e enaltecer as centenas de homens e mulheres que trabalham para que os produtos Topázio sejam símbolos de requinte e autenticidade”, realça Maria do Rosário Pinto Correia, administradora da marca centenária, com fábrica em Gondomar.

O filme, com cerca de 5 minutos, percorre as várias fases da produção da Topázio, dando a conhecer, em planos apertados, as mãos e os rostos da fábrica. O som tem um papel predominante no vídeo, transmitindo de forma fiel o ambiente fabril, onde os processos de produção, praticamente todos manuais, orquestram a melodia mágica que transforma o metal bruto em peças requintadas e intemporais.

Veja o video aqui.